Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Os Relâmpagos

O tempo instável e uma noite de muita trovoada aqui na zona, em que consegui mais uma foto de relâmpagos, deram-me entusiasmo para criar um tópico exclusivamente dedicado aos relâmpagos.
A grande maioria dos relâmpagos tem origem em nuvens resultantes da instabilidade convectiva quando esta já está num elevado nível de formação. Para que exista um relâmpago as gotículas de água e os cristais de gelo existentes no interior dessas nuvens tornam-se eletricamente carregados e colidem uns com os outros ganhando ou perdendo eletrões. As partículas negativamente carregadas amontoam-se  na base da nuvem e as positivamente carregadas no topo, quando a carga negativa é demasiado intensa é descarregada sob a forma de relâmpago.
Na natureza existem dois tipos de relâmpagos. Os que são responsáveis pelas descargas elétricas negativas e os que são responsáveis peles descargas elétricas positivas.
As descargas elétricas negativas (DEN) são as que não atingem o solo, normalmente acontecem no interior da nuvem ou então saem e regressam à nuvem. São descargas que em relação às positivas são menos intensas e por isso os prejuízos associados a estas são quase nulos.
Em contra partida as descargas elétricas positivas (DEP) são as que atingem o solo. Estão relacionadas com o topo da bigorna (topo da nuvem) da nuvem, que só se forma em correntes convectivas muito intensas, estas descargas podem ser dez vezes mais potentes que as negativas. Como tem maior intensidade são muito mais perigosas, além disto nem sempre a bigorna se localiza verticalmente por cima da zona de tempo mais severo fazendo com que estes relâmpagos caiam em zonas inesperadas apanhando todos desprevenidos e por vezes causando grandes prejuízos.




Relâmpago  nuvem-nuvem, DEN
Relâmpagos nuvem-solo, DEP 
Relampago nuvem solo, DEP

Relâmpago  nuvem-solo, DEP

Relâmpago no interior da nuvem, DEN

Relâmpago no interior da nuvem, DEN

Os relâmpagos desta noite, DEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário